Seguidores

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lady Gaga foi a primeira da era digital a atingir a marca de 5 milhões de discos

Ousada, Lady Gaga foi a primeira da era digital a atingir a marca de 5 milhões

Nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta em 1986 em NY, Gaga hoje é considerada uma das cantoras mais polêmicas

Nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta em 1986 em Nova York, Lady Gaga hoje é considerada uma das cantoras mais polêmicas do mundo. Ela despontou no meio musical em 2008, assim que lançou seu primeiro álbum, Fame, que tinha canções que virariam verdadeiros hits, como Just DancePoker Face. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias ao redor do mundo e foi indicado em seis categorias do Grammy, tendo vencido em duas delas.

Gaga foi também a primeira artista da era digital a atingir a marca de 5 milhões de vendas com seus dois primeiros sucessos. Ela bateu o recorde quando o single Poker Face atingiu 5 milhões em vendas, depois que o seu single de estreia, Just Dance, já havia atingido a marca no ano anterior. Com a maioria dos fãs adolescentes, ela é um sucesso na internet também: suas contas nas redes sociais costumam figurar nas listas de perfis mais populares.

Por conta do sucesso, em 2009, Gaga lançou The Fame Monster, uma edição de luxo do primeiro álbum, que ficou no topo da parada da Austrália e atingiu o número cinco nos Estados Unidos, onde vendeu mais de um milhão de cópias. O seu primeiro single, Bad Romance, foi outro número um internacional, e os singles sucessores, Telephone e Alejandro, ficaram no topo das paradas em vários países.

Gaga causou furor na premiação Much Music Awards de 2009 ao usar um sutiã de cone de fogos de artifício Foto: Getty Images
Gaga causou furor na premiação Much Music Awards de 2009 ao usar um sutiã de cone de fogos de artifício
Foto: Getty Images

O segundo álbum de estúdio da cantora, intitulado Born This Way, foi lançado em maio de 2011 e, apesar de não conter hist tão "grudentos" como o primeiro, também foi um sucesso de vendas. O disco tem cações como Judas, Born Thus Way e The Edge of Glory.

Além de sucesso na música, Lady Gaga é um ícone de estilo, apostando na ousadia ao se vestir e em videoclipes polêmicos. Ela influencia diversos outros artistas - mas sendo resultado de muitas influências também, de Michael Jackson a Britney Spears - e é fonte de inspiração para muitos adolescente ao redor do mundo. Por conta disso, já entrou em algumas listas de pessoas mais influentes do mundo, como a da Time, e em duas listas da revista Forbes: a de celebridades mais influentes do mundo e a de mulheres mais poderosas do mundo.

Mas a carreira de Stefani também é recheada de polêmicos, o que, é claro, faz parte da "persona" Lady Gaga. A mais famosa, talvez, seja a do vestido de carne. Ela usou a indumentária na cerimônia do MTV Music Awards de 2010. Apesar de elogiada por publicações como a Vogue e a Time, Gaga recebeu críticas de organizações em defesa dos animais, como a PETA. Mas, de acordo com a cantora, a roupa foi uma forma de protesto a favor dos direitos da comunidade GLBT. "Se não lutarmos pelas nossas crenças, logo teremos tantos direitos quanto as carnes nos nossos", justificou na época.

Gaga também é conhecida pelos distúrbios alimentares. Em setembro de 2012, seu peso virou assunto em todos os sites de fofocas. Na ocasião, foram divulgadas fotos de um show em Amsterdam em que ela estava com a silhueta bem "cheinha". Alguns dias depois, ela publicou uma foto de lingerie para provar para os fãs que não havia engordado tanto assim. Um mês mais tarde, vomitou no palco durante um show em Barcelona. Mas, de acordo com a cantora, o motivo do mal estar foi uma paella que ela havia comido pouco antes da apresentação. 

Gaga causou polêmica ao surgir com uma roupa feita de carne no MTV Video Music Awards 2010 Foto: Getty Images
Gaga causou polêmica ao surgir com uma roupa feita de carne no MTV Video Music Awards 2010
Foto: Getty Images

Em 2011, Lady Gaga também recheou as páginas de revistas e sites de fofocas por conta de uma briga com Madonna. Logo após o lançamento da música Born This Way, as duas musas do pop acabaram se estranhando. O motivo foi, de acordo os fãs de Madonna e alguns críticos, a semelhança do hit com o sucesso Express Yourself, música de Madonna de 1989. Nas entrevistas, Madonna evitou o confronto direto, mas nos palcos a postura foi outra. Na estreia da turnê do álbum MDNA, em Tel Aviv em maio de 2012, ela misturou as duas canções e, na sequência, cantou She's Not Me ("ela não sou eu", em português), em uma clara cutucada na rival. Dias depois, durante uma apresentação em Auckland, na Austrália, Lady Gaga disse aos fãs que não queria ser sua rainha, mas sim sua amiga.

Essas e muitas outras polêmicas ajudaram a formar a personalidade que Stefani e seus produtores criaram e chamaram de Lady Gaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário