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sexta-feira, 9 de março de 2012

Como destacar o seu blog num nicho de mercado saturado?

 
Quando criámos a Escola Dinheiro em Fevereiro de 2008, o nicho de Como Ganhar Dinheiro já era considerado um dos mais saturados da blogosfera. É verdade que já existiam dezenas de blogs sobre o quesito de ganhar dinheiro na internet, mas ainda assim arriscámos a entrar no mercado com uma abordagem ligeiramente diferente, explorando algumas das vertentes que os concorrentes da altura ainda não exploravam. Hoje em dia as coisas são ainda mais palpáveis, sendo que a Escola Dinheiro tem evoluído tanto ao nível da qualidade dos seus conteúdos, como também do espectro de opções que disponibiliza aos seus leitores para aprenderem e evoluírem numa blogosfera e numa internet cada vez mais concorrencial. Além do conteúdo prático e teórico que é publicado por meio de artigos no blog, os leitores têm ainda à sua disposição os canais de mídias sociais, os vídeos do Youtube, as newsletters e também os Ebooks, para que possam continuar o seu aprendizado usando diversos meios de comunicação.
Para quem pretende lançar um blog num nicho de mercado altamente concorrencial, como os Esportes, a Música ou a Moda, por exemplo, é necessário fazer um planejamento estratégico e inteligente, para que se saiba de antemão quais os objetivos que se desejam alcançar, e de que forma você pretende sobressair sobre a demais concorrência existente. Em nichos onde os grandes mídias operam, é mais difícil conseguir destaque, pelo que é necessário usar diferentes formas e veículos de comunicação, para levar a mensagem e o conteúdo até ao usuário, quebrando as regras e fazendo aquilo que os seus concorrentes não estão fazendo da melhor forma. Conforme explicámos nos artigos estratégias para competir com um concorrente já estabelecido no mercado e também 30 forma de fazer o seu blog destacar-se da concorrência, é necessário trabalhar diversos aspectos para quebrar a saturação e encontrar um lugar para o seu blog, nesse suposto nicho de mercado saturado.

FOQUE-SE EM SUB-NICHOS

Uma das vantagens de trabalhar com nichos de mercado saturados e/ou demasiado concorrenciais, é que o espectro de sub-nichos é muito grande, ou seja, os nichos desse nicho são muitos, e quase todos eles têm um volume muito grande de pesquisas mensais. Se corrermos uma pesquisa na Google Keyword Tool, para “Música” que é um nicho de mercado extremamente saturado e com uma concorrência fortíssima, percebemos rapidamente que existem muitos sub-nichos da música que podem ser explorados para ganhar terreno sobre a concorrência com maior facilidade. Vejamos:
musica
Sem olharmos ao volume de pesquisas de cada uma dessas keywords, tanto em “exacto” como em “amplo”, a verdade é que percebemos rapidamente que existem sub-nichos interessantes de desenvolver, como a música sertaneja, romântica, eletronica, rock, clássica, pop, latina, e por aí adiante. Todos estes estilos de música, são sub-nichos que você poderá aproveitar para desenvolver com maior intensidade e foco, e talvez ganhar terreno para os seus maiores concorrentes, que possam estar concentrados em outro tipo de keywords, ou simplesmente atualizando seus sites com notícias do mundo da música, por exemplo.
google insights
Ao analisarmos este gráfico do Google Insights, podemos também comparar o volume de interesse sobre os diferentes tipos de música que vimos anteriormente, e perceber onde existe mais volume e interesse por parte dos usuários que realizam buscas no Google. Obviamente, este exemplo é transversal a vários tipos de análises mais detalhadas, sendo que escolhemos este apenas como exemplo do que você poderá conseguir analisando corretamente seu nicho de mercado, que por sinal é muito concorrencial e está saturado.
É importante que você faça análises desse tipo, para que seja mais fácil você compreender o que pode fazer e/ou não é recomendável de ser feito, por forma a destacar-se mais rapidamente da sua concorrência e conseguir seu lugar de destaque nesse nicho tão concorrido.
pesquisa google
Outro local onde você poderá procurar por ideias para o desenvolvimento do seu blog, é usando as dicas de pesquisas do Google. Se digitarmos música no Google, com algumas combinações, percebemos quais são os tipos de pesquisas que os usuários mais realizam no buscador, e com isso compreender quais os tipos de conteúdos e foco que iremos necessitar de colocar em prática para nos destacarmos da concorrência e nesse nicho de mercado tão saturado pelos mídia e por milhares de blogs já existentes.

ANALISE AS FALHAS DOS CONCORRENTES

Ninguém é perfeito, nem mesmo os seus concorrentes. Dependendo do nicho de mercado em que você atua ou pretende vir a atuar, existirão sempre concorrentes que falham em um ou vários aspectos da sua atividade online, o que deixa espaço para você agir e colmatar essas falhas. Procure os erros dos seus concorrentes, os aspectos onde eles não são tão fortes, e implemente estratégias e um planejamento concreto, para tirar partido dessas vantagens a fazer do seu blog. Vejamos alguns exemplos que você poderá ter em consideração:
  • O seu concorrente atualiza o blog com 3 ou menos artigos por semana?
  • O seu concorrente não produz vídeos para o Youtube?
  • O seu concorrente tem números pouco expressivos nas mídias sociais?
  • O número de comentários que o seu concorrente recebe por artigo é baixo?
  • O seu concorrente não produz produtos? (Ex.: Ebooks, Cursos, etc)
Dependendo das falhas que o seu concorrente apresenta, você poderá tirar partido delas, colmatando-as com conteúdo de qualidade e gerando um maior entrosamento com os seus usuários e leitores, através dos comentários, emails, mídias sociais, etc. Múltiplos canais de mídia e formas de divulgar e fazer chegar os seus conteúdos, é sem dúvida uma estratégia que deverá ter sempre em consideração, seja num nicho de mercado saturado ou não.

TORNE-SE UM EXPERT DO SEU NICHO

A melhor forma de você conseguir criar ou sobreviver num nicho de mercado saturado, é sendo melhor do que os seus concorrentes. Isso implica conhecer melhor o mercado, estudar mais que os seus concorrentes e também produzir conteúdos de maior qualidade que os seus concorrentes. Quanto mais você investir no seu estudo e aprendizado, maior será a sua competência para ensinar aos seus leitores aquilo que você tem aprendido. Caso seja um blogueiro num nicho de mercado popular como os esportes, música, cinema, etc., você tem de estar na linha da frente no que diz respeito a notícias, informações, lançamentos, etc. Invista algum do seu capital e tempo, para conseguir ser um dos primeiros a ter acesso a determinados conteúdos e/ou simplesmente ter capacidade e tempo disponível para assistir partidas de futebol no estádio, assistir a filmes nas estreias, ou ouvir CDs de música antes de estes serem lançados para o mercado.
Todo este trabalho de tornar-se um expert no seu nicho de mercado, exige muita paciência e acima de tudo muita dedicação. Ninguém chega ao topo se não trabalhar muito e procurar todos os dias superar-se a cada novo artigo, a cada nova hora de estudo. Investir em si, no seu blog e no seu conhecimento é a melhor forma que você tem de estar na linha da frente e superar mais facilmente os seus concorrentes, especialmente em nichos de mercado saturados, onde existe muita informação. E nunca se esqueça que um usuário procura informação em vários locais, e acaba seleccionando 2 ou 3 que oferecem conteúdo de qualidade, portanto, foque-se acima de tudo na qualidade, ao invés da quantidade.

ESTEJA PRESENTE ONDE ESTÁ O SEU PÚBLICO

Existe algo de errado em você comentar em outros blogs da mesma área que a sua? Não, antes pelo contrário! Você deve estar presente nos debates e discussões que acontecem em blogs do seu nicho de mercado, nas mídias sociais dos seus concorrentes, e até em comentários a artigos ou posts de fórums de discussão. Ao contrário do que muitos blogueiros fazem, deixar comentários em blogs não é a uma estratégia de link building, até porque 98% desses blogs têm NoFollow nos comentários. No entanto, essa estratégia é recomendável pelo simples facto de você estar presente, aparecer, ser conhecido, participar dos debates, demonstrar seu conhecimento, ajudar outros usuários, etc.
Se você não estiver presente nos locais onde estão os usuários/público alvo que você procura, você estará perdendo terreno para a sua concorrência. Invista algum do seu tempo ajudando usuários em outros locais que não o seu blog ou as suas mídias sociais. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça em mais locais, em debates intensos na sua área de negócio, e com isso, você ganha protagonismo, mas também novos leitores que se irão interessar pelo seu trabalho. Evite ao máximo fazer spam, deixar links indesejados, e utilizar estratégias que não abonam a seu favor.

USE O PODER DO VÍDEO

youtube
O vídeo, em especial os canais de vídeos do Youtube, são uma excelente forma de você se destacar dos seus concorrentes, especialmente se você investir algum do seu tempo na criação de vídeos para ajudar os seus leitores, ou simplesmente vídeos em que você aparece em frente da câmera, para falar sobre um assunto importante e/ou que está sendo amplamente discutido em sua área. Criar um canal de vídeo é extremamente simples, gratuito, e tendo em consideração que o Youtube é o segundo maior motor de buscas do mundo, existe um enorme potencial na rede para você conseguir agregar valor ao seu blog, mas também conseguir novos leitores para o seu blog.
Escrever conteúdo de qualidade é importante, mas usar o vídeo como complemento é uma excelente estratégia para você conseguir difundir a sua mensagem por outros meios como as mídias sociais, canais de vídeos, etc. Explore ao máximo o potencial existente em sites como o Youtube ou o Vimeo, e produza conteúdos em formato de vídeo para complementar os conteúdos em texto que você já faz. Por incrível que pareça, são muito poucos os sites/blogs que fazem um uso intensivo do Youtube como canal de marketing para os seus conteúdos.

DESENVOLVA PRODUTOS GRATUITOS

Outro dos aspectos que a grande maioria dos blogueiros não tem em consideração é a criação de produtos. É compreensível em certa parte, pelo facto de que desenvolver um Ebook, um Curso ou qualquer outro tipo de suporte digital, dá imenso trabalho e requer não só conhecimento, como também tempo para o desenvolvimento. No entanto, este tipo de suporte digital é uma das melhores formas de você divulgar o seu blog e também ganhar dinheiro monetizando seus conteúdos, conforme referimos no artigo sobre formas de monetizar os conteúdos do seu blog da forma correta. Dependendo do nicho de mercado em que você atua, é necessário você desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos seus usuários, caso contrário será difícil conseguir resultados satisfatórios e que o ajudem a promover mais facilmente o seu blog.
Tendo como exemplo o nosso Ebook Grátis sobre Como Criar um Blog que já ultrapassou os mais de 21,000 downloads, é possível criar produtos digitais de qualidade que se tornem rapidamente virais e despertem o interesse dos usuários. Além do mais, um produto gratuito é sempre uma das melhores formas de você divulgar o seu blog igualmente de forma gratuita, uma vez que os seus leitores tendem a fazer o trabalho de divulgação por você. Então se os seus concorrentes ainda não tiverem desenvolvido nada desse género, ou nesse formato, melhor ainda.

ESCREVA GUEST POSTS

Já aqui falámos diversas vezes sobre Guest-Posts (artigos de convidado) e as vantagens que existem em você escrever conteúdos de grande qualidade para outros blogs dentro do seu nicho de mercado. A grande maioria dos blogueiros falha redondamente na promoção dos seus blogs através de Guest-Posts, por duas grandes razões: Primeiro porque não procuram por blogs que aceitem guest-posts. Segundo porque não escrevem artigos de grande qualidade para os blogs que aceitam artigos escritos por eles.
Quando você faz Guest-Posts de qualidade para outros blogs, além de você receber links orgânicos de qualidade (link building é importante), você recebe também tráfego de usuários interessados nos assuntos do seu blog, partindo do princípio de que você está fazendo Guest-Posts em blogs do mesmo nicho de mercado do seu. Não existem melhor estratégia para você promover seu blog, promover-se a si próprio enquanto autor, e ainda ganhar links e tráfego de qualidade, sem qualquer tipo de custo associado, tirando obviamente o seu tempo de produção dos textos.

SEJA ÚNICO E DIFERENTE!

Outros dos aspectos mais importantes quando se cria um blog, principalmente num nicho de mercado saturado, é o facto de ser único e diferente. Existe sempre espaço no mercado para novos projetos de qualidade, pelo que você deverá tentar sempre ser único e diferente dos demais blogs existentes. Se você tentar seguir à risca tudo aquilo que vê os outros fazendo, você acabará por fazer idêntico a eles, não se destacando de forma nenhuma. Procure ter sentido crítico e planeje o seu blog e o seu progresso pela sua própria cabeça. Quanto mais cunho pessoal você colocar em seu blog, mais único e diferente ele se irá tornar ao longo do tempo. E é precisamente o facto de você ser diferente, que fará com que você ganhe o seu espaço na blogosfera, mesmo que o seu nicho de mercado seja muito concorrencial e/ou esteja saturado com blogs.

E VOCÊ, COMO SE DESTACA EM SEU NICHO?

Que estratégias é que você utiliza para se destacar em seu nicho de mercado? Procura desenvolver conteúdos de qualidade, únicos e diferentes de tudo o que já existe, ou tem tendência para fazer o mesmo que os seus concorrentes fazem? Deixe o seu comentário e participe do debate!
Até Já!
Ebook

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